Filho! Já arrumou seu quarto?!?!
- fabicavalcantepo
- 12 de out. de 2022
- 3 min de leitura
É sabido que as crianças aprendem mais com nossos exemplos que com nossas palavras. Sermos organizados com nossas coisas particulares (roupas, calçados, papelada, acessórios e coisinhas em geral), com nossa rotina (horários, ações, metas, compromissos), com nossas ideias e estudos (mente organizada e argumentos bem estruturados, leituras, pesquisas), com nossa alimentação e hábitos saudáveis (compras e preparo de refeições, exercícios físicos, lazer, descanso) e com tudo mais que possa ser organizado, nos fará exemplos de sucesso para nossos pequenos aprendizes. Pense o contrário disso e seremos exemplos de vida desestruturada e desgovernada no geral.
Depositamos nas crianças o futuro ideal para a humanidade. São elas que vão transformar o caos de agora no amanhã belo e saudável. Será? Esquecemos que as crianças de amanhã estão vivendo no hoje. E veja os exemplos atuais: altos índices de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, consumo exagerado, consumo sem consciência ecológica, pessoas sempre atrasadas, ocupadas, sem tempo de qualidade, cansadas, desmotivadas, descuidadas, desleixadas, com doenças sérias já muito jovens, se alimentando mal e colocando a felicidade em coisas em vez de experiências. É isso, e muito mais, que as crianças estão aprendendo conosco, hoje.
O hábito da organização vem dar uma desacelerada nessa onda de desequilíbrio do ser humano, o qual necessita ter uma vida produtiva (estudar, trabalhar) e uma vida social (família, casa, amigos, lazer, saúde). Quando ensinamos as crianças que ser organizado é, acima de tudo, cuidar primordialmente do seu bem-estar e que isso influenciará a sua vida em todos os aspectos, ela aprenderá que o controle da sua vida é responsabilidade dela e que é preciso começar cedo.
Não estou falando aqui só de arrumar o quarto ou a mesa de estudos, não só isso.
Primeiro: seja exemplo, antes de pedir para que seu filho arrume o quarto. Você é ou está tentando ser mais organizado com suas coisas? Ele só vai entender os benefícios se você os mostrar com seus hábitos.
Segundo: ensine ao seu filho que ele pode exercitar a mente brilhante e incansável dele planejando seu dia, a sua rotina. Só isso e ele já vai captar a ideia. Daí em diante, o leque se abrirá. Ele vai começar a entender que para se ter mais tempo para o lazer, precisa se dedicar com qualidade às outras tarefas. Precisa encaixar sua rotina nas 24 horas do dia. E sua rotina precisa sim ter um item chamado “Organizar o quarto: arrumar a cama, guardar os calçados, colocar a roupa suja no cesto, guardar livros e brinquedos...”, do contrário, coisas se acumularão. Haverá estresse, desentendimentos, notas baixas, queda na performance em geral.
Mostre ao seu filho que quando se é uma pessoa organizada, temos o controle da nossa vida, dos nossos planos e sabemos exatamente onde precisamos atuar com mais dedicação. Mostre a ele que a desorganização leva à distração e perda de foco. Começa pelo quarto, mas não se limita a ele. Vai para a vida. E uma criança que usufrui dos benefícios da organização será um adulto também organizado e no controle sobre suas ações, com visão de qualidade sobre o consumo, não a quantidade.
Com hábitos saudáveis em todos os aspectos. Será um adulto que dedica seu tempo com qualidade para a família, amigos e para si. Será um adulto com menos disposição aos males do apego e do desequilíbrio emocional. Será um adulto menos suscetível aos males da mente como depressão e ansiedade.
E então, vamos investir no futuro adulto organizado?
Kommentarer